segunda-feira, outubro 01, 2007

Budapeste






Nestas ultimas semanas tive a visita dos meus pais e de amigos, por isso tive de pensar numa tour para mostrar Budapeste.
Por isso decidi por neste post os locais onde levei em Budapeste os meus amigos.
Da praxe é ir ao parque da cidade,a poucos metros da minha casa.a segunda paragem é o museu da agricultura(podemos passar pela ampulheta gigante de um ano), que é a reproducao de um castelo na Transilvania.O parque é bastante grande,é aqui o jardim zoológico, o parque de diversoes e uma das mais famosas termas da cidade,Szechenyi.
A sul temos a praca dos herois,com dois museus de cada lado, o museu das artes e o fine art museum. Na praca podemos ver as estátuas de todos os reis da Hungria e também um monumento em honra de Arpád, o lider Magyar que liderou a expedicao das 7tribos até á bacia dos Carpatos vindos dos montes Urais.
Apartir da praca dos herois temos Andrassi, a principal avenida de Peste e da cidade.Nesta Avenida podemos econtrar dos mais belos edificios da cidade e também a casa do terror,antiga prisao do tempo do comunismo e antiga sede do partido fascista nos tempos da 2guerra, para além de outros museus e da Opera.
No final da rua tempo Deak Ter, unico ponto onde as 3 linhas de metro se encontram.Deste ponto podemos seguir em encontro da Basilica de Sao Estevao ou para o museu Nacional,onde se conta a historia da Hungria ou mesmo seguir pela rua pedonal e terminar no maior mercado da cidade,ou ir até ao bairro judeu ver as fachadas dos edificios e a maior sinagoga do mundo fora da Nova York.
Antes de deixar Pest, é importante admirar o belo edificio do parlamento perto do rio,o Danubio.
No meio do rio, temos o parque, ilha margarida, um dos melhores locais para descansar antes de partir para Buda.
Em Buda temos duas grandes atraccoes: o complexo do castelo de Buda e por fim a cidadela.
No castelo de Buda, temos o antigo palácio real, agora alberga a biblioteca nacional e dois museus, o monumento aos pescadores, o museu militar entre outros e a igreja de Sao Mathias.
Na Citadela, é principalmente a vista que leva as pessoas a subir o morro até lá acima. Podemos ainda encontrar uma antiga fortaleza e uma grande estátua quase simbolo da cidade.Na base do morro temos o Hotel Guelert com as suas termas e tambem duas igrejas dentro do morro da citadela.
Existem muitas mais coisas para ver dentro da cidade, tais como admirar as estacoes de Keleti e Nyugati ou mesmo ir até Obuda ver Aquicum as antigas ruinas romanas da cidade.
E assim fica a sugestao.

Sem comentários: