terça-feira, outubro 16, 2007

Brno


Eu gosto de viver em Budapeste, é bom estar perto de tudo e numa cidade tao bonita mas ao fim de 7meses apetece-me sair da cidade sempre que posso por isso neste fim de semana sai da Hungria até Brno.
Brno é a segunda maior cidade da Républica Checa, capital da Morávia, apenas 4 horas de comboio de distancia de Budapeste, é uma cidade universitaria cheia de vida e como eu pude constatar sem Youth Hostels no Inverno.
Cheguei á cidade por volta das 9.30 mas rapidamente sai da cidade para visitar os arredores, só voltando no final do dia. As primeiras horas na cidade foram passadas na companhia de uma chinesa que estava a ter formacao na cidade. A cidade nao é plana e acenta sobre varios montes tendo um deles o castelo de Spilberk,a cidade é atravessada por uma rua pedonal que vai desde a estacao dos comboios até a praca principal onde podemos ver um marco com um santo. As principais atraccoes sao as igrejas, só visitei a igreja de Sao Pedro e de Sao Paulo que fica num alto perto da linha do comboio.
Na noite de sábado dei a minha tour pela cidade, indo de igreja em igreja de praca em praca, indo desde a camara municipal até a opera, passando pelas portas de vários museus, sendo um deles em memória de Mendel o pai da genética moderna, foi aqui nesta cidade e no seu mosteiro que Mendel fez as suas experiencias com ervilheiras no jardim, ainda se pode ver uma reproducao no jardim da igreja.
Acabei de ver a cidade no domingo visitando o morro onde está o castelo de Spilberk, este tem vários museus tendo eu visitado o museu da antiga prisao. As masmorras do castelo foram usadas no passado como prisao e agora foi feito museu com algumas descricoes e pormenores do seu uso, durante a segunda guerra o castelo foi utilisado pelo Nazis como quartel ainda se pode ver alguns vestigios desses tempos.
Antes de partir queria ver o famoso museus das caves da igreja dos capuchinhos mas acho esta encontrava-se fechada.
Gostei da cidade a unica dificuldade foi em arranjar onde dormir, varias vezes pensei fazer directa ou dormitar na estacao de comboios mas como acabei por achar uma pensao isso ja nao foi necessario.
Romei pelas ruas da cidade em busca de um hostel mas estava tudo cheio, pois estes hostels sao durante o inverno residencias universitarias. Nunca andei tanto e ao frio mas por fim recebi abrigo.

Sem comentários: