quinta-feira, outubro 18, 2007

Mikulov e Valtice


Depois de deixar Brno e antes de ir de regresso para Budapeste decidi seguir um pouco mais a sul e ir para o seio da regiao vinicula da Moravia e visitar Mikulov, uma pequena vila muito perto da fronteira com a Austria.
A cor amarela domina a arquitectura da vila e depois no topo o grande castelo de onde podemos ter uma boa perspectiva da paisagem circundante. Eu limitei-me ver o castelo, algumas igrejas por fora e pouco mais, acabei por almocar por la mas perdi muito tempo para ir até Valtice.
Entre Valtice e Lednice existe um jardim enorme patrimonio da humanidade, um dos maiores jardins da europa.Em ambas as vilas existia um castelo pertencente aos LIchenstein que mandaram contruir ao lonog dos anos um grande jardim floresta nos terrenos entre estas vilas, com lagos, passadicos, palácios no meio do bosque. Eu gostei de lá ir mas só vi o palacio de Valtice que alberga agora umas famosas caves onde se pode provar vinho da regiao. Nas traseiras do palácio existe outro jardim mas de muito menor dimensao que pode ser visitado sem se pagar.
E foi assim um fim de semana bem passado na Républica Checa

quarta-feira, outubro 17, 2007

Kromeriz


O meu primeiro sitio que visitei apos chegar á Republica Checa foi Kromeriz a poucos km de Brno.
Pouco ou nada sabai sobre a cidade a nao ser quer era patrimonio da Humanidade, pelo menos o seu castelo e jardins.
Mal sai da estacao dos comboio senti-me um pouco desorientado pois nao ha uma unica informacao de ajuda aos turistas ao pe da estacao mas com alguma sorte conheci duas polacas que falavam checo(estudantes de checo em Brno) e com a ajuda delas dei com o castelo e com o jardim.
Sui a torre e pude ver a vista panoramica da cidade, a praca principal onde estam localizadas duas igrejas e ao longe os montes.
Os jardins também sao muito belos e organizados valendo estarem na lista da unesco.
Quando voltei para Brno conheci uma Chinesa no comboio que me fez companhia.

mais tarde ponho aqui as fotos

terça-feira, outubro 16, 2007

Brno


Eu gosto de viver em Budapeste, é bom estar perto de tudo e numa cidade tao bonita mas ao fim de 7meses apetece-me sair da cidade sempre que posso por isso neste fim de semana sai da Hungria até Brno.
Brno é a segunda maior cidade da Républica Checa, capital da Morávia, apenas 4 horas de comboio de distancia de Budapeste, é uma cidade universitaria cheia de vida e como eu pude constatar sem Youth Hostels no Inverno.
Cheguei á cidade por volta das 9.30 mas rapidamente sai da cidade para visitar os arredores, só voltando no final do dia. As primeiras horas na cidade foram passadas na companhia de uma chinesa que estava a ter formacao na cidade. A cidade nao é plana e acenta sobre varios montes tendo um deles o castelo de Spilberk,a cidade é atravessada por uma rua pedonal que vai desde a estacao dos comboios até a praca principal onde podemos ver um marco com um santo. As principais atraccoes sao as igrejas, só visitei a igreja de Sao Pedro e de Sao Paulo que fica num alto perto da linha do comboio.
Na noite de sábado dei a minha tour pela cidade, indo de igreja em igreja de praca em praca, indo desde a camara municipal até a opera, passando pelas portas de vários museus, sendo um deles em memória de Mendel o pai da genética moderna, foi aqui nesta cidade e no seu mosteiro que Mendel fez as suas experiencias com ervilheiras no jardim, ainda se pode ver uma reproducao no jardim da igreja.
Acabei de ver a cidade no domingo visitando o morro onde está o castelo de Spilberk, este tem vários museus tendo eu visitado o museu da antiga prisao. As masmorras do castelo foram usadas no passado como prisao e agora foi feito museu com algumas descricoes e pormenores do seu uso, durante a segunda guerra o castelo foi utilisado pelo Nazis como quartel ainda se pode ver alguns vestigios desses tempos.
Antes de partir queria ver o famoso museus das caves da igreja dos capuchinhos mas acho esta encontrava-se fechada.
Gostei da cidade a unica dificuldade foi em arranjar onde dormir, varias vezes pensei fazer directa ou dormitar na estacao de comboios mas como acabei por achar uma pensao isso ja nao foi necessario.
Romei pelas ruas da cidade em busca de um hostel mas estava tudo cheio, pois estes hostels sao durante o inverno residencias universitarias. Nunca andei tanto e ao frio mas por fim recebi abrigo.

quinta-feira, outubro 11, 2007

Viena


Antes de vir para a Hungria e nao conhecia nenhum dos paises a minha volta. Logo na primeira semana fui a Graz no sul da Austria e em Maio fui pela primeira vez á sua capital ficando lá apenas algumas horas. Tive lá em missao, entregar umas amostras de água para serem analisadas pela Greenpeace Austria.Acabei por ficar lá mais tempo porque perdi o comboio.
A segunda vez já foi com mais calma, tive com os meus pais e uma noite, já deu para conhecer melhor uma das cidades preferidas de uma amiga minha e agora também da minha mae.Para quem nao conhece Viena, o seu principal simbolo é a catedral que fica mesmo no centro da cidade, outro grande simbolo é Sissi, a famosa princesa que está por toda a cidade, em chocolates e tem direito ao seu museu.
Mesmo no centro também temos o palacio real que agora alberga vários museus, eu visitei o museu dos instrumentos musicais, das armaduras e o de um templo grego que nao me recordo, para dizer a verdade isto tá tudo num só museu:)
Ao lado do palácio temos o parlamento, um pouco acima a camara municipal. Nao podemos esquecer da ópera, por todo lado temos pessoas vestidas de mozart a querer vender bilhetes.
Um pouco fora do centro a residencia de verao real é sem duvida o mais turistico e a nao perder no caso de quererem cuscar os aposentos reais e os seus jardins.Eu gostei.
Existem inumeros museus pela cidade tal como igrejas acho que a minha mae queria ve-las todas. Espreitei o rio mas acho que a vista de Budapeste é melhor.

1.A avenida pedonal
2.opera
3.palácio real no centro de Viena
4.catedral
5.camara municipal
6.praca no meio do palacio

quarta-feira, outubro 10, 2007

Visegrad


Ao fim de 7 meses existem locais onde acabo sempre por voltar por forca do destino, Visegrad é sem duvida um deles.
A primeira vez que estive aqui foi no Domingo de Páscoa, a minha primeira saida sozinho da cidade, como esta cidade fica apenas a 60 km de Budapeste é um optimo destino de domingo.
A segunda vez foi após uma pequena caminhada nos montes Pilis que apanham ainda a cidade, foi uma bela caminhada pelo bosque vindo de Piliszentlaslo terminando em Vizegrad.
A terceira vez foi de canoa, Vizegrad foi uma das paragens da viagem que eu fiz em Maio desde Estergom até Szentendre. Foi bom chegar á cidade vindo do rio.
A ultima vez foi este domingo novamente através de comboio e de ferry como na primeira vez.
Vizegrad foi uma antiga capital Hungara e a o seu principal simbolo é o seu castelo que lhe dá o nome(Grad), em ruinas mas bem no topo do monte.Este castelo e as suas torres tinham também como funcao controlar todo o tráfego do Danúbio, é por isso que se encontra tao bem localizado mesmo em cima da curva do rio.
Outra das atraccoes sao as ruinas do antigo palácio real na base do monte que precede o castelo. Dentro do antigo palácio podemos ver uma antiga fonte que figura nas notas de 200forints.

terça-feira, outubro 09, 2007

Vác



Se se pode dizer que tenho uma segunda casa na Hungria essa será sem margens de duvidas Vác, uma pequena cidade 40km a norte de Budapeste, ainda no condado de Pest.
Em Vác pode se dizer que se tem uma qualidade de vida maior que em Budapeste, é cheia de jardins, tem um lago artificial onde as pessoas vao pescar,é calma, tem um centro historico muito bem preservado e considerado dos mais bonitos dos arredores, com várias igrejas e museus e por fim uma bela paisagem, pois fica junto ao Danubio nao muito longe do local onde ele se curva. De Vác podemos ver as montanhas a norte e a Este e no meio do rio a ilha de Szentendre.
Foi aqui em Vác que tive o trabalho mais duro, recuperar o percurso de natureza que atravessa uma área pantanosa do Danúbio. Segundo uma amiga minha a floresta nao tá muito bem conservada mesmo assim gosto de lá ir. O percurso tem muito do meu suor. Lá tive de carregar madeira,pedras, andar no pantano e por fim fazer uma barragem.

quarta-feira, outubro 03, 2007

Szentendre


Um dos locais mais famosos para ir durante o fim de semana é sem margem para duvidas, Szentendre. Para ir basta apanhar o Hev(comboio urbano) na Margit hid.
A viagem dura quase 40 minutos,apesar de ficar apenas a 15km de distancia.O comboio é muito lento, mas é agradável pois por vezes vai junto ao rio.
Szentendre mantém a sua arquitectura original do século XIX, fazendo lembrar uma aldeia de bonecas. Vive quase só para o turismo, por isso é dito que a cidade pára durante a semana no Inverno.
A Vila está repleta de igreja quer Sérvia Ortodoxa quer Católica, nas Ortodoxas paga-se paa entrar nas outras nao. Existem também vários pequenos museus de arte e um grande museu etnográfico ao ar livre a poucos km do centro.
Daqui também se pode ir aos montes vizinhos ou mesmo até Vizegrad e Eztergom um pouco mais a norte. Podemos no verao vir de barco até aqui vindo de Budapeste.
A primeira vez que vim aqui foi no dia dos meus anos de bicicleta, demorei 2 horas , mas foi um passeio agradavel.
A segunda vez foi só de passagem, quando fui ao encontro dos voluntarios em Pilliszentlaslo.
A 3 foi também de passagem quando desci o rio da canoa vindo de Eztergom.
Por fim, a ultima com os meus pais, ai já pude disfrutar um pouco mais da pequena vila e ver cada uma das igrejas, a minha mae adora igrejas.

segunda-feira, outubro 01, 2007

Budapeste






Nestas ultimas semanas tive a visita dos meus pais e de amigos, por isso tive de pensar numa tour para mostrar Budapeste.
Por isso decidi por neste post os locais onde levei em Budapeste os meus amigos.
Da praxe é ir ao parque da cidade,a poucos metros da minha casa.a segunda paragem é o museu da agricultura(podemos passar pela ampulheta gigante de um ano), que é a reproducao de um castelo na Transilvania.O parque é bastante grande,é aqui o jardim zoológico, o parque de diversoes e uma das mais famosas termas da cidade,Szechenyi.
A sul temos a praca dos herois,com dois museus de cada lado, o museu das artes e o fine art museum. Na praca podemos ver as estátuas de todos os reis da Hungria e também um monumento em honra de Arpád, o lider Magyar que liderou a expedicao das 7tribos até á bacia dos Carpatos vindos dos montes Urais.
Apartir da praca dos herois temos Andrassi, a principal avenida de Peste e da cidade.Nesta Avenida podemos econtrar dos mais belos edificios da cidade e também a casa do terror,antiga prisao do tempo do comunismo e antiga sede do partido fascista nos tempos da 2guerra, para além de outros museus e da Opera.
No final da rua tempo Deak Ter, unico ponto onde as 3 linhas de metro se encontram.Deste ponto podemos seguir em encontro da Basilica de Sao Estevao ou para o museu Nacional,onde se conta a historia da Hungria ou mesmo seguir pela rua pedonal e terminar no maior mercado da cidade,ou ir até ao bairro judeu ver as fachadas dos edificios e a maior sinagoga do mundo fora da Nova York.
Antes de deixar Pest, é importante admirar o belo edificio do parlamento perto do rio,o Danubio.
No meio do rio, temos o parque, ilha margarida, um dos melhores locais para descansar antes de partir para Buda.
Em Buda temos duas grandes atraccoes: o complexo do castelo de Buda e por fim a cidadela.
No castelo de Buda, temos o antigo palácio real, agora alberga a biblioteca nacional e dois museus, o monumento aos pescadores, o museu militar entre outros e a igreja de Sao Mathias.
Na Citadela, é principalmente a vista que leva as pessoas a subir o morro até lá acima. Podemos ainda encontrar uma antiga fortaleza e uma grande estátua quase simbolo da cidade.Na base do morro temos o Hotel Guelert com as suas termas e tambem duas igrejas dentro do morro da citadela.
Existem muitas mais coisas para ver dentro da cidade, tais como admirar as estacoes de Keleti e Nyugati ou mesmo ir até Obuda ver Aquicum as antigas ruinas romanas da cidade.
E assim fica a sugestao.